Search
Close this search box.

Pecuária

El Niño eleva risco de surtos de febre aftosa no país

A Direcção Nacional de Desenvolvimento Pecuário alerta contra o impacto do fenómeno El Niño na sanidade animal, ao nível das regiões afectadas fenómeno. Maior preocupaccao das autoridades tem a ver com a febre aftosa, apontada como sendo um dos maiores riscos.

“O fenómeno El Niño vai aumentar o risco da eclosão de surtos (da febre aftosa), facto agravado pela baixa imunidade dos animais, especialmente na zona Sul, que há trees anos não tem vacinado contra esta doença” indicam fontes oficiais.

Dados oficiais indicam que nos últimos dois anos, o país registou 40 focos de febre aftosa, dos quais 15 em 2023 e 25 no ano aterior, com um nível de letalidade que não conseguimos apurar.

Para responder ao desafio que esta doenca representa e, tendo em conta, sobretudo o impacto do El Niño, o sector necessita para este ano 1.348.200 que deverão, segundo o plano estabelecido, deverão assegurar duas rondas de vacinação ao ano nas zonas de risco, nomeadamente, ao longo da linha de fronteira com a África do Sul, Zimbabwe, Malawi e Zâmbia.

Compartilhar