Search
Close this search box.

Meio Ambiente

Actualização climática aponta para seca severa até finais de 2025 na zona Sul e Centro do país

As zonas Centro e Sul do país poderão enfrentar nos próximos três anos uma situação de seca com possibilidade de atingir um nível de estágio severo, caracterizado pela escassez de chuvas e subida extrema da temperatura atmosférica.

De acordo com a última actualização, citada hoje pelo matutino Notícias, até finais de 2025, as províncias de Gaza, Inhambane, Norte da província de Maputo, Tete, Sofala e Manica vão registar episódios de seca moderada e severa ao longo da estação chuvosa.

“A falta de precipitação durante a presente época chuvosa e ciclónica pode não ter muito impacto, porque ainda existem reservas de água suficientes e os solos estão húmidos. Porém, no próximo ano e no seguinte, o evento climático poderá se manter constante, e viveremos um cenário mais drástico”, alertou o climatologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), Isaías Raiva, citado pela nossa fonte.

Refira-se que a situação em perspectiva, que poderá começar a se fazer sentir a partir do primeiro trimestre do próximo ano, se deve ao fenómeno El-Niño.

Compartilhar