Search
Close this search box.

Meio Ambiente

Temperatura global fecha ano como o quinto mais quente de sempre

O ano de 2022 foi o quinto mais quente de que há registo registo ao nível mundial, indicam dados climáticos globais divulgados esta semana no relatório do Copernicus, o Programa de Observação da Terra da União Europeia.

Segundo o relatório, a temperatura média da Terra foi 1,2º C mais alta do que na era pré-industrial, dando continuidade a uma tendência de subida que marcou os últimos oito anos, que foram os mais quentes já registados em todo o mundo.

“O ano passado foi o quinto ano mais quente a nível global e o segundo ano mais quente para a Europa. 2022 também foi um ano de extremos climáticos e de concentrações crescentes de gases com efeito estufa” explicou Mauro Facchini, chefe da Observação da Terra na Direção-Geral da Indústria e Espaço de Defesa, na Comissão Europeia, citado pela Euronews, realçando que a “urgência da acção climática nunca foi tão importante”.

Dentre as consequências práticas da situação foram as secas severas e incêndios em vários países, que, para além de vítimas mortais, resultou em “graves perdas ambientais e económicas”.

O mesmo relatório revela que “as concentrações de gases com efeito de estufa na atmosfera continuaram a aumentar” estando o nível de CO2 no nível mais alto de sempre.

Compartilhar