Meio Ambiente
Quatro indivíduos, cuja identidade não foi revelada, estão a ser procurados pela justiça, na província de Tete (centro do país), para responder por crimes ambientais.
Trata-se de cidadão considerados líderes de grupos que desenvolvem actividade de mineração considerada ilegal no posto administrativo de Mualadzi, distrito de Chifunde, e que no âmbito das suas actividades, protagonizavam acções que contribuíam para a poluição ambiental.
De acordo com fontes judiciais, o quarteto, que está sob mandado de captura, faz parte de centenas de cidadão, entre nacionais e estrangeiros, que desenvolvem mineração ilegal em Mualadzi, usando métodos nocivos ao ambiente, estando a ser alvos de uma mega-operação para a sua retirada.
Para além da poluição dos rios a actividade praticada pelos mineradores é vista também como nociva à agricultura, contudo, ainda não há dados sobre o nível de impacto que está a ter.
Refira-se que para além de crimes ambientais, os procurados são também indiciados de outros, nomeadamente, tráfico de droga, branqueamento de capitais, imigração ilegal e contrabando de armas e explosivos.
Compartilhar