Sociedade
A província do Niassa conta com 10 novas unidades de comercialização do pescado criadas no âmbito do Projecto de Promoção da Comercialização Aquícola e Actividades de Formação em Desenvolvimento Empresarial para Jovens.
As novas unidades integram 40 jovens provenientes dos distritos de Lichinga, Mandimba e Cuamba, que beneficiaram de uma capacitação centrada em competências técnicas/vocacionais e empreendedorismo, com um foco no desenvolvimento do agronegócio e investimentos em infraestrutura.
O projecto foi executada pela Gapi e pela Chicoa Fish Farm, como parte da iniciativa “Projecta Jovem”, desenvolvido pela Organização Internacional de Trabalho (OIT), em parceria com o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), com o financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
“Realizámos sessões de capacitação baseadas no módulo de empreendedorismo, tendo, dentre vários conteúdos abordados se destacado tópicos como: marketing, gestão de pessoas, responsabilidade legal da empresa, cálculo de custos e preços, planeamento e gestão financeira, capital inicial e gestão de clientes”, explicou Rui Amaral, director da Área de Capacitação e Consultoria Empresarial na Gapi.
Ao abrigo das acções de assistência, acompanhamento e monitoria às unidades de negócio, os beneficiários são assistidos e apoiados na formalização, implementação e fortalecimento de parcerias vantajosas, com vista a garantir a materialização e consolidação dos seus negócios.
Compartilhar