Search
Close this search box.

Sociedade

Moçambique sem bolsas de fome em 2022

O Presidente da República, Filipe Nyusi, destacou nesta terça-feira, a ausência de bolsas de fome, como um dos marcos importantes no ano de 2022.

No seu discurso alusivo ao Estado da Nação, Nyusi apontou este como um dos factos de realce, tendo em conta a situação mundial no ano prestes a terminar.

“Num momento em que o globo atravessa uma das suas maiores crises de fome é com satisfação que anunciamos que em Moçambique  não tivemos registo de bolsas de fome” salientou.

Aliado a este “grande registo que deve orgulhar a todos os moçambicanos” Nyusi detacou ainda a “redução de famílias em risco de insegurança alimentar aguda” que segundo disse, reduziram para menos de 8% da população, contra 72% há dois anos.

No seu discurso, o estadista apontou perspectivas optimistas para 2023, em termos de necessidades de assistência alimentar.

“As projeccões das instituições especializadas na assistência humanitária e desenvolvimento, idicam que que em 2023 poderemos ter o primeiro ano sem famílias a necessitarem de assistência humanitária desde que integradas em programas de assistência social produtiva, como o SUSTENTA emergência” anunciou.

Compartilhar