Meio Ambiente
A província de Inhambane terá, em breve, mais uma unidade de produção de gás orgânico, que está a ser montada no âmbito do Programa Nacional da Cadeia de Valor da Mandioca.
De acordo com informações que tivemos acesso, serão montados biodigestores que vão produzir o gás tendo como matéria-prima base, o esterco de gado bovino.
Segundo Constantino Cuambe, especialista em cadeia de valor da mandioca, no programa Procava disse, citado pela Rádio Moçambique, que com a introdução do agro-processamento, nota-se a existência de muito desperdício, a destacar a casca da mandioca que deve ser aproveitada para produzir energia, amiga o ambiente.
De acordo com dados da rádio pública, a província de Inhambane conta actualmente com 27 biodigestores que produzem gás de cozinha nas famílias e em associações que se dedicam à produção, processamento e venda da farinha de mandioca.
Por seu turno, Adolfo Condo, pesquisador na faculdade de engenharia na universidade Eduardo Mondlane, explicou que a introdução de biodigestores está a contribuir para a redução da pressão sobre os recursos financeiros dos agregados beneficiários.
Compartilhar