Search
Close this search box.

Sociedade

MADER recomenda mudanças no ciclo de sementeiras para mitigar efeitos de El-Niño

O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER) vai emitir recomendações técnicas específicas para agricultores e produtores de gado do sector familiar para mitigar os possíveis efeitos do fenómeno climático El-Niño, que vai atingir as regiões centro e sul do país, a partir do próximo mês.

De acordo com Hiten Janlal é Engenheiro agrónomo da Direcção Nacional da Agricultura, o MADER já definiu um conjunto de recomendações agro-técnicas que serão disseminadas às comunidades das zonas a serem afectadas pelo fenómeno, por forma a reduzir os dados.

“Para o sector pecuário, tendo em conta as previsões da seca, teremos que sensibilizar os produtores para o uso de suplementos minerais para alimentação do gado bovino, uma vez que teremos problemas de pastagem” disse Janlal, falando hoje durante o décimo Fórum Nacional de Antevisão Climática, que teve lugar em Maputo.

Por outro lado, para a produção de culturas alimentares, as recomendações vão, em particular, no sentido de se atrasar um pouco a época das sementeiras.

“Estamos a dizer que para a região Sul devem ser sementeiras tardias, não de uma época normal, mas tardias e de forma escalonada, com variedades de ciclo curto, ou seja, que em 60 dias tenham a maturação” indicou a fonte.

Para a zona centro, onde também se prevê ocorrência de seca, a recomendação vai sentido de “sementeiras  normais e escalonadas, com variedades de ciclo curto a médio”, enquanto que para o norte, a indicação é para “sementeiras tardias, uma vez que temos boas probabilidades de ter um índice hídrico satisfatório para o segundo período da época chuvosa”, explicou.

Compartilhar