Search
Close this search box.

Meio Ambiente

Guterres pede mais acções para redução de emissões de carbono

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, quer mais esforços das principais potências industriais, para a redução das emissões de carbono.

Guterres, que falava nesta quinta-feira em conferência de imprensa, a partir da sede da ONU, em Nova Iorque, manifestou-se preocupado com o actual estágio ambiental no mundo.

“Estou muito preocupado com a posição do mundo sobre o clima. Os países estão muito longe de cumprir as suas promessas e compromissos climáticos”, frisou, lamentando o que classificou de falta de cooperação entre as nações.
“Prevalece a falta de ambição, de confiança, de apoio, de cooperação. E uma abundância de questões sobre clareza e credibilidade. A agenda climática está a ser prejudicada”, realçou Guterres.
Segundo destacou, as políticas actuais levarão o planeta a um aumento de 2,8 graus de temperatura média até ao final do século, chamando atenção para a necessidade de urgente de reduzir as emissões de carbono em 45% até 2030, como medida para evitar o que pode se considera de caos.
Neste sentido, Guterres exortou aos países desenvolvidos, considerados responsáveis por cerca de 90% da poluição mundial para “que cheguem a zero emissões o mais cedo possível”, uma medida que classifica como não sendo ‘impossível”.
O líder da ONU deixou também um pedido aos países em desenvolvimento, para que reduzam as emissões de carbono até 2050. Às instituições multilaterais de desenvolvimento, exortou para que adaptem os modelos de negócios para que os países emergentes possam “aumentar maciçamente” o investimento em energias renováveis.

Compartilhar

MENU