Search
Close this search box.

Sociedade

Fraca produção deixa famílias na iminência de fome no Chinde
Arroz é uma das principais culturas no Chinde

Cerca de 80 mil pessoas poderão enfrentar situações de fome, no distrito do Chinde, província da Zambézia, por causa da fraca colheita registada na primeira época da presente campanha agrícola.

Um dos factores que prejudicou a campanha foi o ciclone Freddy, que afectou cerca de 50 mil hectares lavrados e semeados na primeira época.

De acordo com o administrador do distrito, Vidal Bila, citado pela rádio, RM, as reservas alimentares da produção passada estão na iminência de esgotar, nos próximos dias, o que deixa incertezas sobre o futuro próximo.

Perante o cenário, a fonte diz que uma das prioridades agora é garantir sementes para que, pelo menos, dentro de três meses, a população tenha reservas alimentares, sem depender de apoio alimentar.

“O que eu quero mesmo são sementes porque nesta época fria, a chuva que vier a cair é uma chuva que a humidade dura. Então se tivermos semente a população lança e dentro de três meses o resultado disso começa a parecer”, disse.

A fonte realçou que o distrito precisa de duas toneladas e meia de semente, sobretudo de arroaz, para evitar a falta de comida nos próximos seis  meses.

Compartilhar