Search
Close this search box.

Mercado

Faltam clientes aos vendedores de hortícolas no mercado de Natite em Pemba

Vendedores de horticulturas do mercado de Natite na cidade de Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, queixam-se de falta de clientes, o que desincentiva a actividade para muitos comerciantes.

Num desabafo feito á Revista Terra, parte dos vendedores dizem não perceber a causa da pouca procura no mercado local que fica vezes sem conta “às moscas”.

“Você pode ter coisas bonitas mas basta chegar neste mercado aí não saí. Não sabemos porquê, aqui os produtos não saem” desabafou uma das vendedoras.

“Aqui os nossos produtos chegam até dois dias. Por exemplo o tomate que aqui tenho trouxe de manhã e assim não acabou, vou levar em casa a trazer amanhã”, contou a mesma fonte, durante uma abordagem no final da tarde desta segunda-feira (10).

Apesar da falta de clientes, quem vende em Natite prefere ali persistir, alegadamente porque nos mercados de Alto Gingone e Emulação Socialista não há espaço para mais vendedores.

O mercado de Natite, construído na zona conhecida por Mbanguia, tem um histórico de pouca adesão depois de requalificação, que teve lugar há pelo menos seis anos. As nossas fontes referem que a falta de saneamento é um dos factores que contribui para pouca frequência de clientes.

O mercado conta com 60 bancas e quase todas se encontram desocupadas. O lixo, águas residuais e fraco saneamento caracterizam o local.

Compartilhar