Meio Ambiente
Em mais um compromisso para a defesa e protecção climática ao nível mundial, governos, organizações multilaterais e instituições filantrópicas, anunciaram nesta terça-feira (5) novos pacotes financeiros a actual guerra global pela protecção ambiental.
No segmento de Alto Nível Cimeira de Nairobi, a União Europeia, através da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou a aprovação de um Plano de Subvenções para investimento público e privado, para desenvolver a indústria do hidrogénio verde, no valor de 12 milhões de euros.
Por outro lado, o enviado especial do Presidente dos Estados Unidos da Améria (Joe Biden) para as questões do Clima, Jonh Kerry, anunciou o lançamento de um programa de emergência para adaptações climáticas, no valor três biliões de dólares por ano.
Já o multi-milionário norte-americano, Jeff Bezos, anunciou, através da sua Fundação (Bezos Eath) um financiamento de 22,8 milhões de dólares para a restauração liderada localmente em África.
A Cimeira Africana do Clima foi hoje marcada pela adopção da Declaração de Nairóbi, um instrumento que espelha a posição de África em torno dos desafios climáticos.
O documento, cujos detalhes ainda estão por apurar, será submetido à Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas-COP28, a decorrer em Dezembro deste ano, no Dubai.
Compartilhar