Search
Close this search box.
General Chipande afasta qualquer ligação com acções criminosas de Christian Malanga

O General Alberto Chipande, veterano da luta de libertação nacional, afasta qualquer relação com Christian Malanga, líder da tentativa de golpe militar do passado domingo na República Democrática do Congo.

Em comunicado de imprensa emitido pela fundação de que é patrono, a Fundação Alberto Chipande, reage emitiu na tarde desta às imagens que viralizaram nas redes sociais, mostrando um encontro privado entre os dois.

No comunicado, Chipande reconhece ter reunido com Malanga mas afasta qualquer ligação entre ambos.

“Em Setembro de 2023, a Fundação Alberto Joaquim Chipande, recebeu em reposta ao seu pedido, o Sr Christian Malanga, que se apresentou como empresário residente no Reino de Eswatini, interessado em conhecer as actividades da Fundação”.

“Nas verificações preliminares, apurou-se que tinha passagem por vários países e contactado autoridades políticas respeitáveis, incluindo o Vaticano, Reino Unido, entre outras. Na época, não havia indícios de envolvimento em actvidades ilícitas” escreve a nota que tivemos acesso.

Chipande diz ter recebido o alegado autor da intentona golpista “de boa-fé” e após tomar conhecimento do acto do passado domingo, “repudia veementemente qualquer acto violência ou tentativa de alteração da ordem constitucional por meios ilegais” e garante não haver qualquer vínculo.

“A Fundação, reitera que não tem qualquer vínculo com as acções ilícitas do Sr Christian Malanga, bem com, reafirma o seu compromisso com os valores de promoção da paz, legalidade e desenvolvimento social”.

Compartilhar