Internacional
Para a França, a autonomia sob a soberania marroquina é a estrutura dentro da qual esta questão deve ser resolvida
O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou hoje (30) a posição do seu país sobre a disputa territorial do Sahara Ocidental, que opõe o Marrocos e a Argélia, há quase 50 anos.
Através de uma carta citada pela agência Reuters, Macron expressa apoio ao plano de soberania marroquina para a região, “como a única maneira de resolver a disputa”.
“Para a França, a autonomia sob a soberania marroquina é a estrutura dentro da qual esta questão deve ser resolvida”, posicionou-se o Presidente francês, em carta enviada ao rei Mohammed VI do Marrocos.
Na mesma missiva, Macron refere que “nosso apoio ao plano de autonomia proposto pelo Marrocos em 2007 é claro e constante. Para a França, ele constitui agora a única base para alcançar uma solução política justa, duradoura e negociada de acordo com as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.”
Recorde-se que o Marrocos reivindica o Sahara Ocidental como “parte do seu território”, enquanto a Frente Polisário, apoiada pela Argélia, diz ser um estado independente.
Refira-se que o plano marroquino tem apoio conta com apoio de grande parte dos países ocidentais. Já ao nível de África, os blocos continentais não tem posição consensual sobre a matéria.
Compartilhar