Meio Ambiente
Vulcan assume excessos e promete solução para reduzir poluição
A mineradora indiana Vulcan, que explora carvão mineral na mina de Moatize, na província de Tete, promete reduzir, em breve, os seus níveis de poluição, que levaram a comunidade local a dar um ultimato de 21 dias para melhorar a situação ambiental na zona.
Num claro reconhecimento de estar a poluir acima dos limites recomendáveis, a empresa anunciou nesta quinta-feira que vai introduzir uma nova tecnologia de detonação sem explosivos, precisamente para reduzir a poluição ambiental.
A promessa foi feita na cidade de Moatize, pelo Presidente do Conselho de Administração da mineradora, Mukesh Kumar, que falava em conferência de imprensa.
O dirigente salientou que, enquanto se espera pela montagem da nova tecnologia, a empresa está a reforçar a área de exploração mineira com camiões e aspersores de água e recurso a produtos químicos para minimizar a poeira de carvão.
Refira-se que, após o levantamento popular, num fugaz posicionamento governamental, a Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, admitiu, em contacto com o canal STV, que os níveis de poluição da Vulcan estavam acima dos parâmetros considerados normais.
Compartilhar