Meio Ambiente
USAID lança programa para colocar Moçambique no mercado de carbono
A Agência Norte-americana para o Desenvolvimento Internacional (UAID) acaba de lançar um projecto que vai ajudar instituições moçambicanas a aceder ao mercado do carbono.
Denominado PLANETA , o programa, com duração de três anos e um investimento estimado em dois milhões de dólares, vai facilitar o investimento internacional em projectos de captura de carbono baseados na natureza.
“Os acordos de compensação de carbono são complexos e difíceis de estruturar. O PLANETA , implementado pela Cross Boundary LLC, ira fornecer aos parceiros moçambicanos, públicos e privados, os conhecimentos necessários para estabelecer as ligações e implementar os acordos que irão beneficiar Moçambique” refere um comunicado de imprensa emitido pela Embaixada dos EUA em Maputo, recebido nesta terça-feira na nossa redacção.
De acordo com a fonte, o programa vai apoiar 10 projectos oferecendo serviços de aconselhamento ligações locais aos mercados internacionais de emissão de carbono.
A Directora da Missão da USAID em Moçambique, Helen Pataki, disse, citada no comunicado, que o PLANETA representa uma vitoria para os moçambicanos, para o sector privado e, em ultima analise, para o planeta”.
Compartilhar