Tempo
Um sistema de baixa pressão atmosférica que se formou a leste da Ilha de Madagáscar evoluiu, esta segunda-feira (20), para o estágio de tempestade tropical, podendo atingir o Canal de Moçambique já no próximo sábado.
Baptizado com o nome de “Chenge”, o fenómeno marca o início oficial da época ciclónica 2025/2026 no Sudoeste do Oceano Índico.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), à medida que se aproximar do Canal de Moçambique, a tempestade poderá intensificar-se ligeiramente, contudo, projecções mostram que não representa perigo para o território continental moçambicano, permanecendo restrito à zona marítima.
As autoridades informam que continuam a monitorar a evolução da tempestade, num trabalho conjunto com centros regionais de vigilância meteorológica.
A época ciclónica coincide sempre com a época chuvosa, que decorre entre Outubro de um ano a Março do seguinte.
“Trata-se de um primeiro sinal de que entramos numa fase de maior instabilidade atmosférica típica da época chuvosa e ciclónica. O nosso sistema de monitoria está em alerta permanente”, disse à nossa redacção uma fonte do INAM.
Compartilhar