Search
Close this search box.

Internacional

Tempestade provoca destruição e drama no Sul do Brasil

Pelo menos 96 pessoas morreram na sequência das inundações que afectaram o Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, indica o balanço divulgado nesta quarta-feira pelas autoridades brasileiras.

De acordo com a Defesa Civil daquele país, para além das mortes confirmadas, há pelo menos 131 desaparecidos e 362 feridos e um total de 1,5 milhões de pessoas afectadas em 38 municípios, principalmente no estado do Rio Grande do Sul.

Os dados foram divulgados junto com alertas para novas tempestades que poderão afectar o Sul do Brasil, onde se esperam chuvas fortes nos próximos dias.

As autoridades estaduais relatam que cerca de 1,5 milhões de pessoas ressentem-se da falta de alimentos, remédios e serviços básicos como electricidade e energia.

Voluntários e membros de equipas de resgate relatam o drama da procura de sobreviventes, no meio do que já se classifica como uma tragédia sem trégua prevista.

“É um cenário muito triste, porque à noite é um breu. Os membros da equipa de resgate escutam pessoas pedindo socorro, e, de repente não ouvem mais, não sabem se a pessoa cansou, se a pessoa morreu”, relatou Andressa Batista, uma das afectadas e actualmente voluntária, citada pela DW.

Para além das imagens do que parece um autêntico dilúvio, como que a dar a dimensão real do nível das inundações, um cavalo fotografado no tecto de uma casa está a dar a volta ao mundo, provocando um misto de choque e curiosidade no meio do drama.

Compartilhar