Os desafios ambientais encontram-se no manifesto da Renamo, resumidos em apenas três pontos, que têm como tema, “Energia e Mudanças Climáticas”.
A seguir a descrição das promessas do segundo maior partido político da oposição neste capítulo.
Massificar o uso da eletricidade
Os preços actuais da electricidade são incomportáveis para a maioria dos moçambicanos.
A RENAMO irá promover o aumento de fontes de produção de electricidade, construindo mais barragens ao longo dos rios Lúrio, Licungo, Zambeze e Limpopo, para dessa forma aumentar a oferta de electricidade, baixar os preços e melhorar a acessibilidade;
Promover o uso de energias renováveis
Sendo Moçambique um país com muitos meses de sol ao longo do ano, com bastante vento em todo o país, a RENAMO irá promover o uso de energia solar de forma massiva, subsidiando a instalação de painéis solares bem como o uso da energia eólica;
Contagem dos factores de aquecimento global
A massificação da eletricidade e das energiasrenováveis conterá o uso de fontes de energia nocivas ao meio ambiente como os combustíveis fósseis. As indústrias e as famílias terão a possibilidade de utilizar fontes de energia limpa, aumentando dessa forma o aquecimento global, principal fator das mudanças climáticas.
Essa será uma mudança muito positiva e benéfica para Moçambique que tem sido alvo de vários eventos climáticos extraordinários como secas, cheias e ciclones.