-O valor será usado para travar e reverter a perda de biodiversidade até 2030 e a colocar a natureza num caminho de recuperação até 2050
Representantes de 185 países aprovaram ontem (24) na cidade de Vancouver, no Canadá, o lançamento de um novo Fundo Global para apoio a acções de protecção da biodiversidade ao nível mundial.
O Fundo, aprovado no decurso da Sétima Assembleia do Fundo Global para o Ambiente (GEF), nasce com uma contribuição inicial de pouco mais de USD 260 milhões disponibilizados pelo Canadá (cerca de USD 7.3 milhões) e o Reino Unido (cerca de USD 252 milhões), valores que serão aplicados para apoiar acções visando “travar e reverter a perda de biodiversidade até 2030 e a colocar a natureza num caminho de recuperação até 2050”.
De acordo com um comunicado de imprensa do GEF, o novo “foi concebido para mobilizar e acelerar o investimento na conservação e sustentabilidade de espécies e ecossistemas selvagens, cuja saúde está ameaçada por incêndios florestais, inundações, condições meteorológicas extremas e actividade humana, incluindo a expansão urbana”.
“À medida que enfrentamos o desafio crítico de travar e reverter a perda de biodiversidade em todo o mundo, trabalhar em conjunto nunca foi tão importante. A nossa contribuição inicial para o Fundo Quadro Global para a Biodiversidade demonstra a dedicação contínua do Reino Unido à proteção da diversidade natural do nosso planeta – e através da cooperação internacional vital estamos a preparar o caminho para um futuro mais sustentável para o nosso planeta”, afirmou a Ministra da Natureza do Reino Unido, Trudy Harrison, durante a Assembleia.
Segundo o comunicado que tivemos acesso, o novo fundo mobilizará e desembolsará recursos novos e adicionais de fontes públicas, privadas e filantrópicas, com foco na sustentabilidade da biodiversidade e dos ecossistemas.