Sociedade
O distrito de Magude, província de Maputo, está a registar uma redução de casos de roubo de gado, que já atingiu níveis considerados críticos há cerca de cinco anos.
“Há tendência a redução, devido ao trabalho conjunto entre Associação de Criadores de Gado, SDAE (Secretaria Distrital de Actividades Económicas) e PRM (Polícia da República de Moçambique)”disse o administrador daquele distrito, Lázaro Bambamba, em entrevista exclusiva à Revista Terra.
Aquele dirigente aponta a estratégia usada pelo distrito para estancar este problema que, segundo soubemos, chegava a envolver grupos provenientes da vizinha África do Sul.
“A estratégia usada é que há uma obrigatoriedade de todo criador ter os seus animais marcados com a marca individual para poderem circular. No local de origem dos animais há uma declaração emitida pela associação (Magude possui 14 associações de criadores) e um recibo emitido pela autoridade pelo Posto Administrativo, confirmando conhecer o curral de onde saem esses animais” explicou.
Lei na íntegra a entrevista na próxima edição da Revista Digital, que estará disponível a partir de quarta-feira.
Compartilhar