Search
Close this search box.

Clima

Quatro províncias com registo da pior seca dos últimos 50 anos

Na região centro os impactos são mais generalizados havendo necessidade de uma avaliação real no terreno quanto aos impactos na segurança alimentar

Alguns distritos das províncias de Nampula, Zambézia, Sofala e Gaza registaram no primeiro trimestre do ano em curso, a pior seca dos últimos 50 anos, como resultado da influência do fenómeno El Niño, indica o balanço da época chuvosa e ciclónica 2023/24, apresentado nesta sexta-feira (21) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INAM).

De acordo com o mapa de incidência, a que tivemos acesso, entre os distritos com o registo severo da histórica seca constam Moma (Nampula), Gile e Chinde (Zambézia) e Marromeu, em Sofala e a parte Norte da província de Gaza.

“Na região centro os impactos são mais generalizados havendo necessidade de uma avaliação real no terreno quanto aos impactos na segurança alimentar” refere a avaliação do INAM.

“Na região Sul, os distritos a Norte da província de Gaza são os que mais se ressentem dos impactos da seca pois não se beneficiaram das chuvas associadas à passagem da tempestade tropical Filipo”, salienta.

Ainda segundo a avaliação da autoridade meteorológica nacional, o recente El Niño foi o quinto mais forte desde 1950. A cronologia dos eventos mais intensos é liderada pelo ocorrido na época de 2015-2016, que resultou na pior seca que assolou a região Sul do país.

Compartilhar