Economia
– Dados apresentados neste domingo pelo Presidente da República apontam o programa SUSTENTA como sendo um dos que está a catalisar o aumento da produtividade.
Moçambique atingiu, no ano passado, os níveis mais altos de produção de milho e arroz dos últimos sete anos, duplicando a produtividade alcançada em 2015.
Os dados foram divulgados neste domingo pelo Presidente da República (PR), Filipe Nyusi, no seu discurso alusivo à celebração dos 48 anos da independência nacional.
“A produção do milho tem estado a registar uma tendência crescente dos níveis de produção. No ano 2015 produzimos cerca de 1.262.038 toneladas, hoje, como resultado do investimento que temos feito, o país produz 2.382.511 toneladas” anunciou o Chefe de Estado.
Tal como o milho, a produção do arroz também duplicou, comparativamente a 2015estando perto de 130 mil toneladas.
“Em 2015 produzimos abaixo de 128.195 toneladas de arroz. Na última campanha agrícola o país produziu 245.792 toneladas” anunciou.
Sobre o sector pecuário, Nyusi falou de avanços na produção de carne bovina, que passou de 12.270 toneladas em 2015, para 20.051 toneladas produzidas actualmente.
Os resultados anunciados cobre precisamente o período de governação de Filipe Nyusi, período em que está em implementação o programa SUSTENTA, que aponta como uma das iniciativas que está a contribuir para acelerar os níveis de produtividade.
“Para imprimir velocidade na materialização da nossa visão, estamos a implementar o SUSTENTA, um programa que visa melhorar a qualidade de vida dos agregados familiares rurais, através da integração da agricultura familiar em cadeia de valor produtivas. Quando conjugamos o impacto do SUSTENTA com o de outros programas para o sector agrário, temos o prazer de anunciar que os resultados que estão a surgir podem ser vistos por todos”, sintetizou.
Refira-se que apesar do crescimento assinalado, o país continua longe produzir o suficiente para satisfazer os níveis de consumo interno, quer ao nível de cereais, quer das carnes.
Compartilhar