O crescimento da procura do milho para a produção de cervejas está a afectar as reservas alimentares nas famílias em alguns distritos da província de Nampula, norte do país.
Apesar dos dados oficiais indicarem que a província tem vindo a registar aumento dos níveis de produção daquele cereal, o crescimento da demanda pela indústria cervejeira faz com que vários produtores, incluindo familiares, apostem mais na comercialização, relegando as reservas alimentares para o segundo plano.
“A produção da cerveja criou alguma desestabilização em relação ao consumo humano” disse esta semana em Nampula, o Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, falando à imprensa.
Segundo dados oficiais, a indústria cervejeira tem absorvido cerca de 30% do milho produzido em Nampula. Por outro lado, a produção de rações para animais é outro factor que faz crescer a demanda daquele cereal que, apesar de ser um dos produtos mais consumidos naquela região do país, em particular, não tem havido equilíbrio entre o comércio e as reservas para o consumo por parte da população.
“Os níveis da produção da cerveja estão a aumentar, bem como a produção das rações, no entanto, a população tem que comer. Esse é o desafio cuja resposta passa pelo aumento da produção e um equilíbrio na gestão da produção” avaliou o ministro.