Search
Close this search box.

Internacional

Pretória quer reactivar centrais a carvão para colmatar crise energética

O governo municipal de Pretória, na África do Sul, pretende reactivar duas centrais de produção de energia eléctrica com base no carvão mineral, para enfrentar a crise energética que a cidade, em particular, e o país, no geral, enfrentam.

Numa altura em que a pressão global é pelas energias limpas, o governo da capital económica sul-africana lançou nesta segunda-feira (18) um plano de acção energética que se baseia na alavancagem dos seus activos energéticos ociosos, nomeadamente, a central eléctrica a carvão de Rooiwal (a norte da cidade) e a contraparte de Pretória Ocidental.

De acordo com o Prefeito daquela urbe, Cilliers Brink, citado pela imprensa sul-africana, a cidade espera adquirir capacidade de geração de pelo menos 1.000 megawatts do sector privado para torná-la menos dependente da estatal Eskom, para responder à demanda  local, estimada em de cerca de 2.600 MW.

As centrais eléctricas em causa estão paradas há cerca de uma década. A chamada Pretória West ficou paralisada na sequência de destruição por um incêndios, enquanto a Rooiwal está sob manutenção e, segundo fontes próximas, está pronta para ser ligado novamente.

Compartilhar