Mercado

O preço do arroz no mercado internacional registou nas últimas duas semanas, o preço mais alto comparativamente ao anos passado, tendo atingido uma inflação homóloga de 14%, indicam dados divulgados nesta segunda-feira pelo Banco Mundial.
Num relatório actualizado sobre a segurança alimentar no mundo, o Banco Mundial mostra um comportamento distinto do preço dos cereais, com o milho e o trigo, a apresentarem uma variação anual acentuadamente baixa.
“Numa base anual, os preços do milho e do trigo são 22% e 41% mais baixos, respectivamente, enquanto os preços do arroz são 14% mais altos” indica o relatório.
Avaliando o comportamento do primeiro quadrimestre do ano em curso, a avaliação indica que o preço de alimentos está em alta em quase todo o mundo, com destaque para os países de renda baixa-média, como são os casos da maioria dos países africanos, América Latina e parte da Ásia.
Dados referentes ao quadrimestre Janeiro-Abril do ano em curso “indicam que os preços dos alimentos estão em alta na maioria dos países de baixa e média renda, com inflação superior a 5% em 64,7% dos países”, indica o relatório.
Numa análise circunscrita às duas últimas semanas, o índice indica que o preço dos cereais de exportação fechou a 4% mais alto, comparativamente a igual período anterior.
Lidera a escalada da inflação da quinzena o preço do trigo que fechou a 7%, seguido do arroz e milho com 4%.
Compartilhar