Política
– Ciclone Freddy pode atingir o Canal de Moçambique nesta quarta-feira e a parte continental amanhã (23).
Moçambique está desde ontem em estado de alerta vermelho, por causa da intensidade da actual época chuvosa e ciclónica que se vice desde o início do mês em curso, em particular.
A decisão foi determinada ontem pelo Governo, reunido em mais uma Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, que teve como um dos principais pontos de agenda, a avaliação da situação chuvosa entre o intervalo de 7 a 20 de Fevereiro corrente.
O balanço ontem apresentado indica que as intensas chuvas registadas, quer ao nível nacional, quer nos países vizinhos, já afectaram, desde o início da presente época chuvosa (Outubro passado), pouco mais de um milhão de pessoas, matou 95 pessoas e deixou um rasto de destruição de milhares de hectares de culturas diversas, entre outros danos consideráveis em infraestruturas.
Houve ainda danos em habitações, estabelecimentos de ensino, unidades sanitárias e vias de acesso.
A situação poderá agravar, em função dos possíveis impactos do Ciclone Tropical Freddy que, segundo previsões, poderá atingir hoje o Canal de Moçambique, e a partir de amanhã, a parte continental amanhã das províncias de Inhambane, Sofala e Zambézia.
Compartilhar