Search
Close this search box.

Pesca

Nyusi defende forte penalização para a pesca ilegal e não declarada

O Presidente da República, Filipe Nyusi, defende a classificação da pesca ilegal, não declarada e desregulamentada, como crime transnacional e alvo de penalização severa.

Falando nesta segunda-feira, durante o lançamento da primeira pedra das obras de construção do Centro Regional de Coordenação de Monitorização, Controlo e Fiscalização da SADC, Nyusi defendeu que os efeitos que esta prática está a ter para as economias da região, são de tal forma nocivos que justificam um trabalho conjunto para a sua erradicação.

“O nosso país é por uma concertação regional e internacional para que a pesca ilegal, desregulamentada e não declarada, seja classificada como crime transnacional, severamente punida, face aos seus efeitos gravemente nocivos”, disse.

Dentro de 15 meses deverá entrar em funcionamento o centro regional de monitorização, que já representa uma esperança de dias melhores contra o saque aos recursos pesqueiros das áreas que fazem parte da SADC.

“A visão e concepção é no sentido de tornar este centro uma infra-estrutura moderna e com tecnologia capaz de permitir o melhoramento substancial do sistema de vigilância e fiscalização marítima ao nível da região”, explicou.

A construção do centro está orçada em mais de 113 milhões de dólares, financiados pelo Banco Mundial.

Compartilhar