Novos dados sobre insegurança alimentar no país serão anunciados em breve

Dados recentes indicam haver no país 400 mil pessoas a depender de assistências alimentar, devido a insegurança aguda

O Secretariado Técnico para a Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN) anunciou hoje para breve, a divulgação dos dados actualizados do estágio da insegurança alimentar no país.

Falando à imprensa, à margem da IV Sessão do SETSAN, Leonor Neves Mondlane, secretária Executiva do órgão, disse que a actualização em curso vai trazer a situação actual, depois das calamidades naturais que assolaram o país no primeiro trimestre do ano.

Até ao momento, os dados disponíveis, referentes ao período pós-colheita, indicam que cerca de 400 mil pessoas vivem situação de insegurança alimentar aguda, estando dependentes da assistência para a sobrevivência.

Daquele número, uma em cada quatro (25%) vive na província de Cabo Delgado, que é  onde a situação é descrita como sendo a mais grave.

No total o país conta com pouco mais de três milhões de pessoas, correspondentes a 10% da população nacional, em stress alimentar, sendo que grande maioria se encontra em situação menos grave, estando a beneficiar de assistência para o desenvolvimento da sua capacidade produtiva.