Internacional
Se as tendências actuais continuarem, cerca de 582 milhões de pessoas estarão cronicamente subnutridas em 2030, metade delas em África
Cerca de 733 milhões de pessoas, o equivalente a uma em cada onze pessoas no mundo passaram fome em 2023, das quais, e uma em cada cinco vivem no continente africano, aponta o último relatório sobre o Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo (SOFI), publicado nesta quarta-feira (24).
O relatório anual, lançado este ano no decurso da Reunião Ministerial da Força-Tarefa da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza do G20 no Brasil, alerta que o mundo está significativamente aquém de atingir o objectivo de Fome Zero, até 2030, tal como definido nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O relatório mostra que o mundo retrocedeu 15 anos, estando com os níveis de subnutrição comparáveis aos de 2008-2009.
Apesar de alguns progressos em áreas específicas, como nanismo e amamentação exclusiva, um número alarmante de pessoas continua a enfrentar a insegurança alimentar e desnutrição.
“Se as tendências actuais continuarem, cerca de 582 milhões de pessoas estarão cronicamente subnutridas em 2030, metade delas em África”, alerta a rede das Organizações das Nações Unidas.
Compartilhar