Pecuária

Entrou em funcionamento no distrito do Gurué, província da Zambézia, uma nova unidade de produção e distribuição de ração animal, com potencial para transformar a cadeia de valor avícola nas regiões Centro e Norte do país.
O empreendimento, inaugurado semana finda pelo Presidente da República, Daniel Chapo, visa, segundo explicação dada na ocasião, responder à crescente procura por ovos e carne de frango e reduzir a dependência de importações, como as provenientes do Malawi.
O investimento, enquadrado no Programa Nacional de Industrialização (PRONAI), pretende abastecer prioritariamente as províncias da Zambézia, Nampula, Cabo Delgado e Niassa, onde de acordo com dados oficiais, o consumo de proteína animal tem registado crescimento constante, apesar das limitações da produção local.
“Este investimento estratégico irá alimentar uma cadeia de distribuição orientada para os revendedores e comerciantes que operam em toda a zona norte”, afirmou Daniel Chapo, durante a inauguração da unidade.
“Até hoje, grande parte dos ovos consumidos no norte vem importada do Malawi. Isso precisa mudar.”
A fábrica está a ser gerida através de um modelo de parceria público-privada, com forte envolvimento do sector privado, numa abordagem que pretende garantir eficiência, sustentabilidade e criação de empregos dignos.
Compartilhar