Tempo
O Ciclone já está no Canal de Moçambique e deverá atingir a parte continental do país dentro de algumas horas.
O Ciclone Tropical CHIDO está, desde as primeiras horas deste sábado no Canal de Moçambique, onde evoluiu para o estágio de Ciclone Tropical Intenso, devendo atingir a costa moçambicana nas próximas horas.
De acordo com a última actualização do INAM, o CHIDO deverá atingir a parte continental do país através dos distritos de Memba e Mecúfi, na província de Cabo Delgado, com ventos de 200 quilómetros por hora e rajadas que poderão atingir 220 quilómetros horários.
Segundo o alerta do INAM, para além de Cabo Delgado e Nampula, o ciclone vai afectar também a província do Niassa, concretamente os distritos de Cuamba, Mecanhelas, Mandimba, Metarica, Maúa, Majune, Nipepe, Chimbonila, Marrupa e cidade de Lichinga, que deverão registar, para além de ventos fortes e trovoadas, chuvas a variar entre 159 a 250 milímetros em 24 horas.
Refira-se que, segundo as previsões do INAM, para as províncias de Nampula e Cabo Delgado, a intensidade do CHIDO será de dimensão igual aos registados com os ciclone Idai e Kenneth, cujas marcas ainda estão patentes em parte das províncias de Sofala e Zambézia, em particular.
Pemba em prontidão
O Conselho Municipal de Pemba, em Cabo Delgado, alertou às população sobre a aproximação do Ciclone Tropical Chido e reforçam a importância de medidas de precaução por parte da população.
A edilidade está a intensificar campanhas de sensibilização ao nível dos bairros e colocou a 22 pontos, entre escolas e centros comunitários, em prontidão para acolher as famílias que, eventualmente, precisem de abrigo.
Em comunicado, o Município de Pemba reafirma estar em prontidão para minimizar os impactos do ciclone e garantir a segurança da população.
Alguns munícipes ouvidos pela Revista Terra, na cidade de Pemba, dizem estar a par dos alertas, mas alegam que não podem fazer nada por tratar-se de um fenómeno natural.
Compartilhar