Search
Close this search box.

Internacional

Mudanças climáticas colocam milhares de crianças em risco na região Austral e Oriental de África

Cerca de 45 milhões de crianças residentes em países da África Oriental e Austral estão em risco “iminente” de sofrer doenças, desnutrição ou deslocação devido à crise humanitária provocada pelas alterações climáticas.

O alerta é da UNICEF que, em dados divulgados esta semana, apelou a contribuições dos doadores para responder ã emergência imposta pela situação, cuja acção de mitigação necessita de 1,28 mil milhões de euros.

“Esta resposta inclui a prevenção e o tratamento da desnutrição aguda através de cuidados contínuos para mães e crianças; a prevenção, detecção precoce e tratamento de doenças em instalações de saúde” ou “a prestação de serviços de educação e protecção de qualidade”, entre outros, observou a organização.

“O impacto das alterações climáticas nas crianças é um forte lembrete de que é necessária uma acção urgente para abordar a raiz do problema e facilitar soluções sustentáveis que ajudem as crianças”, disse a directora-geral da agência para a África Oriental e Austral, Etleva Kadilli, citada no comunicado.

“O futuro das crianças na África Oriental e Austral depende da nossa acção imediata e decisiva hoje”, acrescentou.

Compartilhar