Meio Ambiente
Um relatório divulgado nesta quinta-feira revela o impacto das alterações climáticas no cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ao nível mundial.
O relatório, intitulado “United in Science”, elaborado sob coordenação da pela Organização Mundial da Meteorologia (OMM), indica que apenas 15% das metas da Agenda 2030 estão no bom caminho
O documento analisa o impacto das alterações climáticas e de condições meteorológicas extremas, abordando a forma como a ciência relacionada com o clima e a água pode fazer avançar objectivos como segurança alimentar e da água, energia limpa, uma melhor saúde, oceanos sustentáveis e cidades resilientes.
“Sabemos que isto é apenas o início e que a resposta global está a ser insuficiente. Entretanto, a meio caminho do prazo de 2030 para os ODS, o mundo está lamentavelmente fora do caminho”, alertou o secretário-geral da ONU, António Guterres, em conferência de imprensa.
De acordo com o documento, entre 1970 e 2021 foram reportadas cerca de 12.000 catástrofes devido a fenómenos meteorológicos, climáticos e hídricos extremos, resultando em mais de dois milhões de mortes e 4,3 mil milhões de dólares em prejuízos. Mais de 90% das mortes e 60% das perdas económicas ocorreram em economias em desenvolvimento.
Compartilhar