Política
O Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas anunciou esta quarta-feira que Moçambique foi escolhido entre os países da SADC para hospedar o Centro Regional de Coordenação de Monitorização, Controlo e Fiscalização de Pescas.
As obras de construção do centro, a ser implantado no distrito municipal Katembe, arrancam em Novembro próximo, sendo que neste momento decorre o processo de selecção do empreiteiro e do fiscal.
A diretora nacional de Política Marítima e Pesqueira, Felismina Antia, disse estarem disponíveis para o projecto, cerca de um milhão de dólares norte-americanos, desembolsados pelos 12 países que já assinaram o protocolo de adesão.
O centro surge numa altura em que os países da SADC reconhecem fragilidades no combate a pesca ilegal e a captura de espécies protegidas.
“Anualmente os países da região perdem cerca de 60 milhões de dólares de divisas por conta da pesca ilegal, mas, mais do que divisas, isso afecta a soberania dos países e contribui para a rápida destruição dos ecossistemas”, explicou a directora.
Refira-se que dos 16 países membros da SADC apenas as Maurícias, Zimbabwe, República Democrática de Congo e Comores é que ainda não assinaram o acordo de cooperação.
Compartilhar