Search
Close this search box.

Sociedade

Moçambique entra na lista mundial de alerta de fome

Cerca de 3,3 milhões de pessoas, residentes em 72 distritos do país, enfrentam alto índice de insegurança alimentar aguda

Moçambique entrou na lista dos países com alto índice de consideráveis focos de fome, que coloca em insegurança alimentar a milhares de pessoas, indica um relatório conjunto da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e o Programa Mundial de Alimentação hoje divulgado.

Intitulado “Focos de fome: Alertas precoces da FAO-PAM sobre insegurança alimentar aguda – Perspectivas de Junho a Outubro de 2024”, o relatório indica que 3,3 milhões de pessoas, residentes em 72 distritos do país enfrentam alto índice de insegurança alimentar aguda.

Daquele número, destaca a fonte, há um total de 200 mil pessoas em situação de emergência, o que revela um aumento de 23% para 50%, quando comparado com o período de 2022/23.

Na lista dos novos focos, Moçambique junta-se à República Centro-Africana, o Líbano, Myanmar, a Nigéria, a Serra Leoa e a Zâmbia, como novos integrantes, indica o relatório que aponta “a violência e os conflitos armados como as principais causas de insegurança alimentar aguda mundial”.

Compartilhar