Moçambique e Vietname assinaram esta semana em Hanói (capital vietnamita), um acordo de cooperacão bilateral na area de Pesca e Aquacultura.
O acordo, rubricado no âmbito da visita oficial que o Presdente da República, Filipe Nyusi, efectuou esta semana àquele país asiático.
De acordo com fontes ofciais, na área da aquacultuta, o acordo estabelece principios que vão permitir alavancar a producão piscícola no pais que, actualmente, está a ser explorada abaixo das poencialidades existentes.
Por outro lado, a parceria visa a implementar de acções concretas para a transferência de tecnologia na aquacultura, com foco na produção e massificação do cultivo de peixe-gato e o desenvolvimento de modelos produção de ração a baixo custo.
Dados oficiais indicam que Moçambique conta com um potencial para produzir quatro milhões de toneladas de peixe de cativeiro por ano, porém, neste momento produz apenas um por cento da quantidade anual.
Por seu turno, o Vietname é um dos 10 maiores produtores mundiais no sector da aquacultura, estando actualmente a liderar o cultivo intensivo de espécies como o peixe-gato, carpa e tilápia, este último, que é uma das referências também em Moçambique.
O acordo ora rubricado estabelece ainda princípios de cooperação na Investigação; Administração e gestão das pescas, Tecnologia de pesca e segurança alimentar, Formação e assistência técnica, e o desenvolviment da Economia Azul.