Agricultura
O Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP) vai priorizar a investigação e certificação de sementes produtivas adaptadas às condições locais, com o objetivo de aumentar a produção interna e reduzir a dependência das importações.
A estratégia foi apresentada esta segunda-feira (29) pelo ministro Roberto Albino, durante um encontro em Maputo com uma delegação da União Europeia, chefiada pelo embaixador Antonino Maggiore.
De acordo com o ministro, o plano prevê que o sector privado lidere a cadeia de valor agrícola, ficando o Estado responsável apenas por intervir em situações de emergência, como cheias e ciclones.
“A certificação de sementes será essencial para escalar a produção e garantir alimentos no prato dos moçambicanos. Esta é a nossa prioridade: Alimentar Moçambique”, explicou o Ministro, citado numa nota oficial, recebida na nossa redacção.
A União Europeia manifestou, na ocasião, apoio à nova abordagem e anunciou o programa Green Value for Growth, no valor de 68 milhões de euros, além da realização do Global Gateway Business Forum, previsto para Junho de 2026, destinado a atrair investimento europeu no sector agrícola moçambicano.
.
Compartilhar