Pesca
O número de praticantes da pesca artesanal aumentou em 12 por cento nos últimos dez anos, estando actualmente situado 397 mil pessoas, indicam dados do Censo da Pesca Artesanal e Aquacultura de 2022.
Os dados divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP), indicam ainda que o sub-sector da aquacultura registou um crescimento lento, de apenas 0,9% relactivamente a 2012, estando actualmente, a contribuir com cerca nove mil toneladas de pescado (dados de 2022).
No global o sector emprega cerca de 400 mil pessoas o que para as autoridades do sector demonstra que “a pesca está a impulsionar a economia nacional”.
Refira-se que ainda nesta quarta-feira foi lançado o Projecto de Desenvolvimento da Pesca Artesanal Resiliente (PROPEIXE), que visa melhorar a resiliência, rendimento e meios de subsistência de famílias de baixa renda envolvidas na pesca artesanal.
A Directora-geral do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Pesca e Aquacultura, Paula Afonso, disse que o projecto vai abranger 90 mil famílias dos distritos costeiros de cinco províncias do país.
A implementação deverá iniciar ainda neste semestre e está orçado em pouco mais de 63 milhões de dólares americanos.
Compartilhar