Search
Close this search box.

Mercado

Mais de 200 mil toneladas de feijão bóer já saíram para a Índia

Moçambique já exportou mais de 200 mil toneladas de feijão bóer para a Índia, ao abrigo da liberalização do mercado para todos os operadores nacionais interessados, indicam dados divulgados pela CTA- Confederação das Associações Económicas de Moçambique.

De acordo com aquela organização empresarial, as quantidades referidas saíram para o mercado indiano a partir dos portos da Beira e Nacala, num processo que envolveu um total de 40 empresas exportadoras.

“Moçambique já atingiu a meta. Nós andamos preocupados a cerca de três semanas, quando estávamos a cerca de 60%, então com o despacho do ministro da economia e finanças foi possível tirar mais alguma produção. Neste momento, nas mãos dos nossos pequenos produtores não existe nenhuma produção” disse, em conferência de imprensa, o presidente da CTA, Agostinho Vuma.

Refira-se que neste ano, segundo dados da CTA, o preço de compra do feijão bóer ao produtor atingiu um valor recorde, subindo dos anteriores 12 para 50 meticais o quilograma.

Recorde-se que as exportações do feijão bóer estiveram durante algum tempo paradas, devido a conflito movido por certos grupos empresariais que se opunham à liberalização do mercado, defendendo a manutenção de atribuição de quotas para cada exportador. Veja ainda

Compartilhar