Agricultura

O Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP) anunciou o envio de brigadas centrais às províncias, para a partir da próxima segunda-feira, 8 de Setembro, reforçar a preparação da Campanha Agrária 2025/26 com o
A medida foi aprovada esta sexta-feira (5), durante a 6ª Sessão Ordinária do Conselho Consultivo Alargado, que teve lugar em Maputo, e juntou dirigentes do sector e responsáveis provinciais.
As brigadas, constituídas por técnicos centrais e quadros seniores locais, terão como missão avaliar, no terreno, as condições reais de produção, ouvir directamente produtores, comerciantes, agregadores e processadores, além de jovens e mulheres envolvidos na agricultura e nas pescas.
De acordo com informações do MAAP, “o objectivo é transformar a planificação em resultados concretos, garantindo maior impacto no campo”.
“A iniciativa não se limita a visitas, mas configura um exercício de diagnóstico estratégico. Entre as prioridades estão as cadeias agroalimentares do arroz, milho, feijão, soja e hortícolas, assim como a produção de frango, ovos e pescado”, indicam informações oficiais partilhadas pelo MAAP.
Ainda de acordo com a fonte, “as equipas vão ainda mapear recursos disponíveis, verificar a capacidade técnica existente e identificar factores críticos que possam comprometer a campanha, mas também oportunidades de acelerar a produção de alimentos essenciais”.
Para a próxima campanha agrícola, a primeira a ser planificada integralmente pelo actual executivo, a meta é, segundo o MAAP, “produzir mais e melhor, com resultados tangíveis e competitivos, consolidando o sector agrário como base para o desenvolvimento sustentável do país”.
Compartilhar