Search
Close this search box.

Meio Ambiente

Lançamento do projecto de protecção costeira marca celebrações do dia do ambiente

A Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, procede hoje, no distrito de Mogincual, província de Nampula, ao lançamento do Projecto de Protecção da Biodiversidade Costeira, denominada PROBICO.

Trata-se de uma iniciativa conjunta entre os Governos de Moçambique e de Portugal, através do Camões- Instituto da Cooperação e da Língua e a Associação de Educação de Jovens e Adultos de Nampula (ASEJANA).

Orçado em pouco mais de 350 mil Euros, o projecto tem como enfoque o reflorestamento do mangal e servir de barreira para que menos plástico vá parar ao mar.

“A implementação do Projecto PROBICO, para além de garantir o reflorestamento de 300 mil mudas de mangal, nas 10 comunidades do distrito, com áreas de mangal degradadas, nomeadamente: Meculuvelane, Nathonthe, Xa-Selemane, Xa-Momade, Namiepe, Macupe, Foz do Rio Nfuse, Foz do Rio Mogincual, Foz do Rio Mukissirimane, Namalungo, vai contribuir para que menos plástico termine no mar, através da implementação de medidas concretas de recolha do plástico à montante” explicou a Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, durante o discurso de ocasião.

A ministra salientou ainda que “no âmbito do Programa Nacional de Restauração do Mangal a província de Nampula tem como meta restaurar 631 hectares, tendo o distrito de Mogincual uma meta de 81 hectares”.

Refira-se que no âmbito das celebrações do dia mundial do Ambiente, que se celebra sob o lema “Evite a poluição plástica, seja parte da solução” a previsão era fossem hoje plantadas em Mongicual, um total de 14.500 mudas de mangal.

Compartilhar

MENU