Search
Close this search box.

Meio Ambiente

Lançado roteiro para assegurar abrangência de serviços de aviso prévio

O Governo lançou nesta quarta-feira (21), o Roteiro Nacional da Iniciativa de Aviso Prévio para Todos, um mecanismo de acção antecipada para uma melhor prontidão para lidar com os desafios climáticos.

Trata-se de uma iniciativa ,que surge em resposta ao apelo do Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, no sentido de assegurar que, até 2027, todos os cidadãos do planeta tenham acesso a serviços de aviso prévio eficazes sobre os eventos extremos, de modo a reduzir as mortes.

Para responder a este desafio, o país vai montar ao nível nacional, vinte Instalações de Observação Meteorológicas, que serão os principais instrumentos para a monitoria da proximidade de eventos extremos.

Falando na cerimónia do lançamento do Roteiro Nacional, destacou a importância do sistema de aviso prévio na redução das mortes associadas a fenómenos climáticos e garantiu que o esforço do Governo é que “até 2030 todas as pessoas tenham informações sobre aviso prévio em Moçambique”.

Paralelamente ao Roteiro foi, ainda hoje, lançada a Fase de Investimento do Mecanismo de Financiamento de Observações Sistemáticas.

De acordo com Luísa Meque, Presidente do Instituto Nacional de Gestão de Risco de Desastres (INGD), neste momento estão em curso acções de mobilização de financiamentos para a instalação das estações meteorológicas, estando já disponíveis, oito milhõe dos 64 milhões de dólares americanos necessários para o programa.

Compartilhar

MENU