Meio Ambiente
As regiões costeiras dos municípios de Maputo, Inhambane, Vilankulo, Beira Pemba e do distrito de Palma, vão beneficiar de um projecto ambiental visando a remoção de resíduos marinhos que contribuem para a poluição ao nível das praias.
Trata-se de uma iniciativa lançada nesta terça-feira (18) na cidade da Beira, pela Associação Moçambicana de Reciclagem (AMOR), que tem como objectivo final, a remoção, até Dezembro do próximo ano, de um total de mil toneladas de lixo.
Para a implementação do projecto a AMOR vai contar com a participação algumas organizações comunitárias a serem seleccionadas em cada um dos pontos abrangidos e que, segundo aquela organização, irão beneficiar de capacitação financeira e técnica, incluindo em matérias de” gestão de resíduos sólidos, conservação do meio ambiente, soluções naturais e práticas sustentáveis”.
O projecto irá beneficiar, na sua implementação, centenas de pessoas que trabalharão como agentes de remoção do lixo marinho através de uma renda resultante da recolha e venda dos resíduos a serem retirados da costa.
Segundo a AMOR, um dos principais problemas que constitui a fonte de poluição na zona costeira é a crescente realização de actividades económicas e recreativas na zona costeira e litoral do país sem um sistema eficiente de gestão dos resíduos sólidos ou mesmo sem a tomada de responsabilidade alargada dos produtores dos bens de consumo encontrados nestas áreas.
Compartilhar