Mercado
Foto de Arquivo/MADER
Moçambique vai comercializar este ano cerca de 17 milhões de toneladas de produtos agrícolas diversos produzidos localmente, com destaque para cereais e tubérculos.
Os números da projecção foram divulgados nesta quarta-feira, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, durante o discurso oficial que marcou o lançamento da comercialização agrícola, que teve lugar hoje no distrito de Chiúta, província de Tete.
A previsão deste ano está na mesma linha da época passada, onde foram comercializados 17,028,748 toneladas de produtos agrícolas diversos, com destaque para raízes e tubérculos, que atingiram 45%, seguido da cereais (21%).
No seu discurso de ocasião, Filipe Nyusi realçou o impacto negativo que as calamidades naturais tiveram na produção nacional, mas que, ainda assim, disse que “o sector agrícola mostrou-se resiliente, registando um crescimento assinalável de 15 por cento em 2022”.
Na ocasião, Nyusi anunciou a disponibilidade de linha de financiamento de 75 milhões de meticais para apoiar os produtores afectados pelo ciclone Freddy no país.
O valor, que será desembolsado pelo Banco Nacional de Investimentos, BNI, vai servir para impulsionar a cadeia de produção nas províncias da Zambézia, Tete, Manica, Sofala, Nampula e Niassa, assoladas pelas intempéries.
Por outro lado, Filipe Nyusi salientou que o governo vai apoiar com a mecanização agrícola e insumos e a capacitação tecnológica com a assistência técnica de extensionistas.
O lançamento da campanha teve como um dos pontos altos, o V Fórum nacional de comercialização agrícola que se realizou sob o lema: Comercialização agrícola, dinamizando o agro- negócio e industrialização. (Em actualização)
Compartilhar