Search
Close this search box.

Tempo

Jude dissipa e deixa forte rasto de destruição

Pelo menos seis pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas, como consequências do Ciclone Jude, que desde domingo está a fustigar partes das regiões Norte e centro do país, indicam dados do balanço preliminar divulgados nesta quarta-feira (12), pelo Instituto Nacional de Redução de Desastres (INGD).

O balanço aponta ainda para pelo menos, 1 863 famílias afectadas e 908 casas completamente destruídas. Ao nível de infraestruturas rodoviárias consta o corte da Estrada Naciona Número 1 (EN1), na região de  Anchilo, província de Nampula, condicionando a ligação entre o Norte e o Sul do país.

Por outro lado, a Electricidade de Moçambique (EDM), empresa pública de fornecimento e distribuição da rede eléctrica, reportou, nesta quarta-feira, danos em 74 km de Linha de Média e Baixa Tensão, bem como a queda de seis Postos de Transformação (PT) e duas Torres de Alta Tensão, na Linha entre Namialo- Monapo, que resultaram em prejuízos avaliados em cerca de 100 Milhões de Meticais.

O sector agrícola é dos mais afectados, contudo, o impacto ainda está em fase de avaiação.

Ciclone dissipa

De acordo com dados actualizados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), o Jude dissipou e entrou ontem na categoria de Depressão Tropical, e continua a influenciar o estado do tempo, provocando chuvas relativamente fortes e ventos com rajadas consideráveis.

Segundo o boletim meteorológico desta quarta-feira, os efeitos do Jude alargaram o raio para a parte Sul do país e já atingem quase todo o país, sendo Maputo, a única província não afectada.

Compartilhar