Search
Close this search box.

Mercado

Incinerados produtos avícolas contrabandeados da RAS

Mais de mil caixas de ovos, frangos e respectivos derivados que, alegadamente, entraram ao país por via de esquemas de contrabando da vizinha República da África do Sul (RAS), foram hoje incinerados pelas autoridades do sector da Pecuária na província de Maputo.

Os produtos foram apreendidos no quadro de uma campanha de fiscalização em curso desde finais de Outubro, como parte dos esforços para evitar o alastramento da gripe aviária, que assola a vizinha África do Sul.

A delegada da Autoridade Tributária na Província de Maputo, Maria Machicoa, explicou nesta sexta-feira, que os produtos foram apreendidos após denúncias anónimas dando conta de ter havido um movimento de entrada ilegal de ovos e frangos através da fronteira de Ressano Garcia.

Maria Machico recordou ainda que o país não está a emitir certificado de importação de ovos, frangos e seus derivados, contudo, “nota-se uma ligeira renitência de alguns cidadãos, entre nacionais e estrangeiros, que teimam em introduzi estes produtos no território nacional”.

Compartilhar