Mercado
O preço do café registou hoje uma subida considerável na bolsa de valores de Nova Iorque, Estados Unidos da América, como consequência de incertezas geradas na colheita da campanha 2024/25.
De acordo com fontes que acompanham o desenvolvimento do mercado bolsista das commodities agrícolas, o preço do café da variante conhecida como “robusta” registou uma alta de 75 dólares, passando a valer 4.505 dólares por tonelada, para entregas com vencimento até o próximo mês.
Para entregas com prazo limite de Janeiro de 2025, o aumento foi de 77 dólares, subindo o preço da tonelada para 4.488. As entregas com vencimento em Março registaram um aumento de 72 dólares, valendo agora 4.395 dólares por tonelada, enquanto que as encomendas para Maio próximo eram hoje negociadas a 4.322 dólares a tonelada, o que representa um agravamento de 66 USD.
Refira-se que as incertezas da próxima colheita foram provocadas pelo impacto da tempestade tropical Tram,i que afectou partes da principal região produtora de café do Vietname, o que obrigou a uma revisão em baixa das perspectivas de colheita, para 27 milhões de sacas para a temporada 2024-25, menos uma milhão do que estava inicialmente previsto.
Por outro lado, o mercado cafeeiro continua a monitorar o fim da colheita na Colômbia, e o início no México, outros dos principais mercados daquele grão.
Compartilhar