Agricultura
Holanda prepara investimento de 15 milhões de dólares para apoiar cadeia de sementes
A Holanda vai investir cerca de 15 milhões de dólares no desenvolvimento da cadeia de sementes em Moçambique, num programa que assinala uma nova etapa na cooperação bilateral no sector agrícola.
A informação foi avançada nesta segunda-feira, 1 de Dezembro, em Maputo, pelo Ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas, Roberto Mito Albino, à margem da assinatura de um acordo entre Moçambique e a Holanda no domínio ambiental.
O investimento dará sustentação ao Programa Nacional de Desenvolvimento da Cadeia de Sementes, considerado pelo Governo uma das prioridades do actual ciclo de governação para o sector agrícola.
Segundo o ministro, uma missão técnica dos Países Baixos trabalhou recentemente em Maputo, processo que resultou na elaboração de concept notes que permitirão acelerar o arranque do programa.
O apoio em preparação integra um pacote mais amplo de investimentos que os Países Baixos estão a estruturar para os próximos quatro anos em Moçambique, alinhado — de acordo com o Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP) — com a actual reorientação produtiva do setor agrário.“Estamos alinhados nas prioridades, que são, primeiro, a produção de alimentos e, segundo, a exploração das oportunidades de exportação, mas tudo isso trazendo o setor privado europeu, em particular da Holanda, para investir em Moçambique”, afirmou.
O novo investimento holandês deverá acelerar a disponibilização de sementes de qualidade, fortalecer a indústria local e posicionar Moçambique como um polo competitivo no mercado regional.
Compartilhar