Agricultura
O Ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP), Roberto Mito Albino, defende um maior alinhamento dos parceiros de cooperação com a nova visão e estratégia do Governo para o desenvolvimento agrário.
Falando nesta quinta-feira (9), no encerramento da primeira Reunião do Comité de Coordenação do Sector Agrário, o ministro apresentou as novas prioridades e orientações do MAAP para o presente ciclo de governação, sublinhando a importância de harmonizar as intervenções externas com as directrizes nacionais, a fim de evitar a dispersão e o desperdício de recursos.
A nova estratégia coloca a produção alimentar no centro das prioridades e adopta como eixo a abordagem “agricultura como negócio”, voltada para o mercado.
Trata-se de uma perspectiva que, segundo Roberto Albino, deve ser acompanhada por uma abordagem em que os parceiros ajustem o foco dos seus apoios, privilegiando o financiamento ao desenvolvimento e a assistência técnica, enquanto a implementação dos projectos deve ficar a cargo do Governo e do sector privado.
Com uma carteira actual de mais de uma centena de projectos financiados externamente, o ministro apelou aos doadores para “reduzirem o número de executores e reforçarem a assistência técnica”, de modo a maximizar o impacto dos recursos disponíveis.
Às vésperas do arranque da campanha agrícola 2025–2026 — a primeira sob total responsabilidade do actual executivo — os parceiros manifestaram disponibilidade em continuar a apoiar o país, com uma carteira de investimentos cujo montante total ainda não conseguimos apurar.
Compartilhar